FS recebe autorização da ANP para operar sua terceira usina de etanol de milho

Unidade em Primavera do Leste (MT) tem aval da ANP para produzir, diariamente, até 1,77 milhão de litros de hidratado e 1,7 milhão de litros de anidro

Anunciada em 2021, a usina da FS em Primavera do Leste (MT) ficou pronta um pouco antes do esperado pelo mercado. Na época em que anunciou investimentos de R$ 2,3 bilhões para a construção de sua terceira unidade, a companhia projetava que o início da produção seria em junho de 2023. A mesma data foi reforçada na mais recente divulgação de dados da companhia, em fevereiro; o orçamento utilizado, entretanto, teria ficado abaixo do previsto, segundo a FS.

Conforme autorizações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a planta já pode iniciar a fabricação e comercialização de etanol a partir do milho. Em publicação realizada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 18, a autarquia permitiu a produção de até 1,768 milhão de litros de hidratado por dia. Já o volume diário de anidro foi estabelecido em 1,7 milhão de litros.

A princípio, a FS divulgou que a usina em Primavera do Leste teria capacidade para produzir até 585 milhões de litros de etanol anualmente, com o processamento de 1,3 milhão de toneladas de milho.

De acordo com a ANP, a unidade da companhia em Lucas do Rio Verde (MT) pode produzir, diariamente, até 1,72 milhão de litros de hidratado e 1,65 milhão de litros de anidro. Já a usina em Sorriso (MT) tem capacidade diária para 2,6 milhões de litros de hidratado e 2,5 milhões de litros de anidro.

Desde 2020/21 até o terceiro trimestre do ciclo 2022/23, a FS contabilizou R$ 2,06 bilhões em investimentos para crescimento. O valor inclui a construção da nova usina, além de outras aquisições, alienações e transferências de ativos.

Renata Bossle – NovaCana


Avaliações de trigo dos EUA caem, diz USDA; plantio de milho vai a 14% e da soja a 9%