Anunciada em 2021, a usina da FS em Primavera do Leste (MT) ficou pronta um pouco antes do esperado pelo mercado. Na época em que anunciou investimentos de R$ 2,3 bilhões para a construção de sua terceira unidade, a companhia projetava que o início da produção seria em junho de 2023. A mesma data foi reforçada na mais recente divulgação de dados da companhia, em fevereiro; o orçamento utilizado, entretanto, teria ficado abaixo do previsto, segundo a FS.
Conforme autorizações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a planta já pode iniciar a fabricação e comercialização de etanol a partir do milho. Em publicação realizada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 18, a autarquia permitiu a produção de até 1,768 milhão de litros de hidratado por dia. Já o volume diário de anidro foi estabelecido em 1,7 milhão de litros.
A princípio, a FS divulgou que a usina em Primavera do Leste teria capacidade para produzir até 585 milhões de litros de etanol anualmente, com o processamento de 1,3 milhão de toneladas de milho.
De acordo com a ANP, a unidade da companhia em Lucas do Rio Verde (MT) pode produzir, diariamente, até 1,72 milhão de litros de hidratado e 1,65 milhão de litros de anidro. Já a usina em Sorriso (MT) tem capacidade diária para 2,6 milhões de litros de hidratado e 2,5 milhões de litros de anidro.
Desde 2020/21 até o terceiro trimestre do ciclo 2022/23, a FS contabilizou R$ 2,06 bilhões em investimentos para crescimento. O valor inclui a construção da nova usina, além de outras aquisições, alienações e transferências de ativos.
Renata Bossle – NovaCana