NovaCana - Publicado: 15 Dez 2023 - 07:42 | Atualizado: 15 Dez 2023 - 12:42
Após quase quatro anos de tramitação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou o acompanhamento arqueológico necessário para a implantação de uma usina de etanol em Cerejeiras (RO). A decisão foi formalizada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 12.
A solicitação foi realizada pela empresa UER Usina de Etanol de Rondônia. Em janeiro de 2020, quando anunciou o empreendimento, a companhia formada por um grupo de investidores divulgou a perspectiva de aportar quase R$ 500 milhões. O objetivo era atingir uma capacidade de processamento de 525 mil toneladas de milho por ano, com fabricação de etanol, farelo e óleo.
Conforme parecer técnico do Iphan, datado de 4 de dezembro deste ano, a documentação enviada comprova a idoneidade financeira do projeto. Além disso, o documento afirma que as arqueólogas Crisvanete de Castro Aquino e Simone Cândido Tenório cumpriram os requisitos do instituto.
De acordo com o cronograma protocolado pela empresa, a elaboração do projeto começou em dezembro de 2019. O início das obras, por sua vez, estava marcado para outubro de 2023. Já as operações estão previstas para iniciarem em 30 de agosto de 2026.
A usina, contudo, não consta no acompanhamento de obras disponibilizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).
Renata Bossle – NovaCana